quinta-feira, 22 de abril de 2010

OSM - FIQUE POR DENTRO

Foi introduzido pela Xérox em 1979, como um “ processo contínuo de avaliar produtos, serviços e prática de concorrentes mais fortes e daquelas empresas que são reconhecidas como líderes empresariais”. Isso permite a comparação de processos e práticas administrativas entre empresas para identificar o “MELHOR DO MELHOR” e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva.
Essa visualização pode ser aplicada a qualquer função – como produção, vendas, recursos humanos, engenharia, pesquisa e desenvolvimento, distribuição, etc.
O Benchmarking visa desenvolver a habilidade dos administradores de visualizar no mercado as melhores práticas administrativas das empresas consideradas excelentes. (Comparação saudável).
O Benchmarking exige três objetivos que a organização precisa definir:

1) Conhecer suas operações e avaliar seus pontos fortes e fracos.
2) Localizar e conhecer os concorrentes ou organizações líderes do mercado para poder diferenciar as habilidades.
3) Incorporar o melhor do melhor adotando os pontos fortes das concorrentes se possível superando-as.

Estágios do Benchmarking:

Planejar
Analisar
Desenvolver
Melhorar
Revisar

POR CLAYTON LACERDA
FONTE: TGA (IDALBERTO CHIAVENATO)

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