
Segundo indica o Guia de Etiqueta Corporativa para Profissionais, da Robert Half, sempre que conhecer alguém, comunique-se com todo o corpo. Isso significa, por exemplo, levantar-se da cadeira ao ser apresentado a uma pessoa. Além disso, faça contato visual, sorria e tenha um aperto de mão firme.
Saiba ouvir
É interessante também dizer quem você é e o que faz, mas dê oportunidade para a outra pessoa também dizer quem ela é: não interrompa nem monopolize a conversa!
Ouvir significa mais do que esperar a sua vez de falar. Concentre-se nas palavras de outra pessoa e não se distraia, para não perder algum ponto importante e não cometer nenhuma gafe. "Resista ao impulso de falar quando alguém faz uma pausa, porque ela pode estar apenas procurando uma palavra. Espere um momento e então fale".
Alguns problemas
No momento da apresentação, é comum esquecer o nome da outra pessoa. Para evitar esta situação, repita o nome da pessoa no início e ao final das frases, sem se tornar inconveniente. Além disso, ajude o outro a decorar seu nome, dizendo-o de forma clara e lentamente.
Se estiver em um evento em que todos usam crachás, a dica é colocá-lo em seu ombro direito, já que, quando for cumprimentado, todos olharão diretamente para o seu nome.
Por Flávia Furlan Nunes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE SEU COMENTÁRIO!